PRODUTOR: Pera Grave
REGIÃO: Douro
PAÍS: Portugal
TEOR ALCOÓLICO: 14%
UVAS: Touriga Nacional | Syrah
VOLUME: 750 ml
TIPO: tinto
AMADURECIMENTO: 18 meses em barricas francesas e americanas de primeiro uso.
CARACTERISTICAS: Apresenta coloração Rubi concentrada, o aroma é denso e complexo com notas de frutas negras e principalmente ameixa. No paladar é rico, com grande volume de boca e untuosidade, apresenta toques de frutas negras e defumado. Os taninos são marcantes e de alta qualidade. O final de boca é muito agradável e persistente. Tem estrutura para aguentar 10 ou mais anos de guarda.
HARMONIZAÇÃO: Carne vermelha
PRODUTOR: O Pera Grave está situado na famosa Quinta São José de Peramanca, localizado a 5km de Évora, região mais importante do Alentejo para a produção de vinhos. A Quinta São José de Peramanca é uma propriedade histórica, sua fachada é a mais emblemática e famosa da região. A propriedade possui 34 hectares, dos quais apenas 15,5 hectares são destinados para as vinhas, no restante do espaço fica o casarão onde mora a família Grave, e a histórica Igreja de São José. Dentro da quinta localiza-se também a famosa pedra de granito chamada Pera Manca, formação rochosa típica da região, desde a época romana os arredores de Évora foram considerados como uma das mais importantes regiões produtoras de vinho de qualidade, e popularmente era chamada de "Terras de Peramanca", dada a abundância destas pedras oscilantes. O nome Peramanca acabou se difundindo por Portugal e pelo mundo, porém é na propriedade do Pera Grave que existe a única Quinta São José de Peramanca onde se encontra a original pedra apelidada de Pera Manca.
O terroir dos vinhos Pêra-Grave está num manto de granito que se encontra entre um metro e meio a dois metros de profundidade. Em alguns pontos a profundidade da pedra granítica chega a atingir cerca de 200 metros, o que permite que as águas circulem aqui a um nível mais superficial do que na maioria dos terrenos com vinhas. Esta condição explica um dos motivos de todo o virtuosismo da história dos vinhos nestas terras, mesmo em tempos onde os sistemas de irrigação eram inexistentes.
A propriedade tem a história de séculos no cultivo de uvas, porém começou a fazer seu próprio vinho apenas em 2003, sob o cuidado da família Grave, dona da propriedade. A família cuida de perto de todas etapas de cultivo da uva, fermentação, engarrafamento. A produção de todos os 4 vinhos feitos pela casa é praticamente artesanal, com produções baixíssimas e cuidado máximo em todos detalhes. O Pera Grave tinha como objetivo ser o melhor vinho do Alentejo, a altíssima qualidade que os vinhos atingiram aliado as inúmeras premiações importantes mostram que este objetivo já foi atingido.